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Receitas, Dicas e Comportamento

CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

5 de agosto de 2014

Mangas grelhadas. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O envelhecimento da pele, além da idade é causado por fatores como a radiação ultravioleta (UV), cigarro, infecções, desequilíbrio hormonal, álcool, etc. Alimentação rica em carboidratos, sal, gorduras saturadas e trans e pobre em fibras, vitaminas e minerais é uma das causas.

Mas muitas vezes, principalmente no inverno, esquecemos também de nos cuidar em relação à hidratação e atividade física, entre outros. Se você não gosta de beber água nesta época, aumente o consumo de frutas. Mas sucos são bem vindos como os cítricos (laranja, limão, tangerina) e os chás para esquentar não podem faltar.

Antioxidantes como o licopeno e a vitamina C, assim como a proteína de soja e as gorduras do tipo Omega-3, vão ajudar a sua pele a ficar macia e brilhante. Os raios solares causam a formação dos radicais livres, que atacam a pele e impedem a boa circulação sanguínea da área, causando envelhecimento e celulite. O salmão é uma das melhores fontes de Omega-3, que auxilia na formação de ceramidas, que ajudam na hidratação.

A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, acerola, caju, morango e pimentão, entre outros. Ela ajuda na formação de colágeno, essencial para a firmeza e brilho da pele. O licopeno, encontrado em tomates e melancia também ajudam nesta parte. O tofu é uma ótima opção por causa da proteína de soja e também ajuda na formação de colágeno, evitando rugas.

Outro alimento legal para esta época é o grão de bico, que contém cobre e manganês que ajuda a manter a vitalidade da pele, atuando na produção de colágeno, além de cicatrizante e antioxidante.

E fruta grelhada para esquentar seus dias e melhorar sua saúde? Aproveite pois é light!

Mangas grelhadas. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
MANGAS GRELHADAS
Rendimento: 4 porções com 80 calorias cada

Ingredientes
2 mangas médias,
1 colher (chá) de azeite de oliva,
1/2 xícara (chá) de suco de laranja,
Folhas de hortelã para decorar.

Preparo
Retire 4 fatias da lateral das mangas. Pique o restante da polpa e bata no liquidificador com o suco. Leve ao fogo para apurar.
Aqueça uma grelha ou frigideira antiaderente e besunte com o azeite. Grelhe as fatias de manga dos dois lados até que fique dourada. Na hora de servir, regue com a calda e se quiser decore com folhinhas de hortelã.

Dica: para ficar mais light, não adocei a calda, mas se quiser, adoce a gosto com açúcar ou adoçante dietético.