X

Receitas, Dicas e Comportamento

PERAS AMERICANAS: RIQUEZA NUTRICIONAL

20 de dezembro de 2013

Tiramisu de peras. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Marcelo Ribeiro

As peras da marca USA pears são cultivadas na costa do Pacífico dos Estados Unidos, na região do Oregon e Washignton. Nestes dois estados americanos, encontram-se as quatro principais áreas de plantio dos Estados  Unidos, com 95% do volume de peras frescas comercializadas naquele país. Aproveite pois elas estão por aqui e você encontra fácil nos supermercados.

É importante uma alimentação saudável e equilibrada para a prevenção de doenças. Não é por acaso que as peras devem ser uma das 5 frutas incluídas na dieta diária. Tem poucas calorias, com cerca de 95 por unidade, altos teores de fibras e potássio e uma boa fonte de vitamina C, além de ser-se um alimento que promove uma rápida renovação de energia, especialmente após atividades físicas intensas

 

A Pera é um alimento com densidade nutricional, ou seja, a quantidade de nutrientes é grande em relação ao seu teor calórico.  A quantidade de água contida na pera adiciona volume à dieta, sem aumentar o número de calorias. Isto dá uma sensação de saciedade, prevenindo a obesidade.

Uma pera média fornece 6 g de fibras dietéticas, das quais 41% é pectina, que é um tipo de fibra solúvel que se agrega à substâncias gordurosas no trato digestivo e ajuda a elimina-las. Isto pode ajudar a diminuir as taxas de colesterol no sangue. Também a regular a entrada de açúcar no sangue.

Uma pera tem cerca de 26g de carboidratos, mas tem baixo índice glicêmico, significando que a conversão deste carboidrato em açúcar é lenta e vagarosa, propiciando um melhor controle da glicemia. Ela tem cerca de 24% do que você precisa de fibra por dia.
Além disso, dão uma sensação de saciedade, fazendo com que o consumo de alimentos seja menor e ajudando a perder ou manter o peso desejado.

As peras são boa fonte de Vitamina C. Uma pera contém cerca de 7mg de vitamina C, representando quase 10% do que necessitamos por dia. Esta vitamina é um antioxidante essencial, prevenindo a formação de radicais livres que causam doenças e envelhecimento.

Também é rica em potássio, importante para as funções musculares, do coração e dos nervos. Também regula a hidratação e participa do metabolismo de carboidratos e proteínas. Mas como se perde facilmente através da perspiração ou desidratação quando se faz atividade física, a pera é ideal para ajudar a manter a hidratação.

A maioria dos compostos contidos nos alimentos funcionais são vitaminas, minerais e ervas, também conhecidos como fitoquímicos. Centenas de substâncias fitoquímicas já foram detectadas nos alimentos que comemos, a maioria em frutas e vegetais. A pera é rica nestas substâncias. Assim, consumir peras é uma forma de prevenir doenças como as cardiovasculares, envelhecimento e hipertensão entre outras.

 

Então vamos comer peras! Aproveite as festas de fim de ano para preparar delícias com elas. Hoje vou deixar a vocês a receita do Tiramisu de Peras, que fez o maior sucesso nas aulas deste ano. Aguardem mais novidades e confiram sempre aqui no blog.

Tiramisu de peras. Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Marcelo Ribeiro

TIRAMISU DE PERA
Rendimento: 10 porções

 

Ingredientes
1 pacote de biscoito tipo inglês ou champanhe,
¼ xícara (chá) de café,
½ xícara (chá) de leite,
2 colheres (sopa) de conhaque,
Creme de Peras
4 Usa pears,
Suco de 1 limão,
1 xícara (chá) de açúcar,
Creme de Mascarpone
1 pote de queijo marcarpone (390g),
2 potes de iogurte grego,
1/2 xícara (chá) de açúcar,
1 colher (chá) de essência de baunilha,
Canela para polvilhar.

 

Preparo
Comece pelo creme de peras. Descasque as peras, corte em pedaços e coloque em uma panela com o suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo até amaciar. Deixe amornar e bata no liquidificador. Reserve.
Coloque o mascarpone, o iogurte grego, o açúcar e a baunilha em uma tigela e misture vigorosamente até que fique um creme. .
Montagem. Coloque no fundo de uma taça média metade do creme de peras. Misture o café, o leite e o conhaque e vá passando metade dos biscoitos em pedaços. Coloque sobre o creme de peras. Cubra com metade do creme de mascarpone. Coloque o restante dos biscoitos embebidos na mistura de leite e café. Cubra com o restante do creme de peras e por cima coloque o restante do creme de mascarpone. Polvilhe a canela e leve à geladeira até a hora de servir.

 

Dica: se preferir, faça o doce em taças individuais.

 

Diabéticos: substitua o biscoito por um biscoito doce dietético (180g), o açúcar do creme por ½ xícara (chá) de adoçante Xilitol ou Stevia culinário  e o do creme de mascarpone, por 4 colheres (sopa) de Xilitol ou Stevia culinário.