X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA PARA DIABÉTICOS: BEIJINHO

18 de setembro de 2013

Beijinho de batata doce. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Hoje a minha sugestão é para vocês, diabéticos que precisam de ideias para festinhas, para substituir os doces com açúcar e acham que isto não é possível. A vantagem desta receita é que ela também é sem glúten e sem lactose. Assim, se você se encaixar neste caso também vai pode aproveitar esta delícia bem brasileira com o casamento perfeito da batata doce e do coco.

 

E falando na batata doce, é importante lembrar que ela tem um índice glicêmico relativamente baixo se comparado com arroz e pão francês, por exemplo. Ainda contém vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, ferro e potássio. Assim, pode beneficiar os diabéticos no controle da glicemia, evitando picos de açúcar.

Em relação ao coco, a medida que amadurece, aumenta seu teor de gorduras, aumentando suas calorias. Assim, o coco que é ralado é o mais calórico em função de sua maturação. Mas usado com moderação, pode entrar em doces pois o seu sabor é marcante e delicioso.

Pensando também nas pessoas que não podem consumir alimentos com lactose, substitui o leite por suco de abacaxi, mas você pode usar suco de laranja, de acerola, de caju, enfim, do que você gostar.

 

Então vamos lá pra nossa receita. Curta, mas com moderação!

Beijinho de batata doce. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BEIJINHO DE BATATA DOCE E ABACAXI
Rendimento: 35 unidades 

 

Ingredientes
100 g de coco ralado desidratado
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de batata doce cozida e amassada
1/2 xícara (chá) de suco natural de abacaxi
1/2 xícara (chá) de adoçante Xilitol ou Stevia em pó, culinário
cravos-da-índia para enfeitar

 

Preparo
Reidrate o coco em meia xícara (chá) de água. Reserve meia xícara (chá) para passar os docinhos. Misture o restante com a batata doce, o suco de abacaxi e o adoçante e leve ao fogo até soltar da panela. Deixe esfriar e faça bolinhas. Passe no coco reservado e espete um cravinho em cada docinho. Coloque em forminhas.

 

Dica: caso não seja diabético e preferir a receita com açúcar, substitua o adoçante por 1 xícara (chá) de açúcar.