X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: BOLO DE CAJU

15 de julho de 2014

Bolo de caju. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O caju é rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico. Nesta época do ano, é bom para prevenir gripes e infecções.

A castanha de caju é rica em vitamina B1 podendo ajudar a combater o estresse e a depressão. Além disso, o magnésio também atua de forma positiva no sistema nervoso, além de ajudar o cálcio a desempenhar suas funções, evitando problemas nas articulações e fortalecendo os ossos.

O único senão é a quantidade de calorias devido a seu alto teor de gorduras, apesar de grande parte ser do tipo monoinsaturada, gordura mais benéfica como a do azeite. Mas com moderação é boa para prevenir doenças cardiovasculares, podendo até ajudar a reduzir o colesterol.

Não fique triste mas 100g de castanhas de caju tem em média 550 calorias, mas em compensação, a polpa da fruta só tem 43.

Como hoje é dia de receita sem glúten, passo a sugestão com farinha de arroz e fécula de batata, que pode ser substituída por amido de milho, se você não encontrar. Aliás, outro dia, encontrei a fécula de batata na seção de mingaus e alimentos infantis. Então, procure, pois normalmente está lá.

Outra coisa, se preferir, substitua o suco de caju por 3 cajus bem picados, com casca.

Passo depois da receita as orientações para os diabéticos, sem açúcar.

Bolo de caju. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BOLO DE CAJU
16 porções com 180 calorias cada

Ingredientes
Massa
3 ovos,
1 ½ xícaras (chá) de açúcar,
100g de margarina cremosa,
1 colher (chá) de baunilha,
1 xícara (chá) de farinha de arroz,
1 xícara (chá) de fécula de batata,
1 xícara (chá) de suco de caju,
1 colher (sopa) de fermento em pó,
Para pincelar
½ xícara (chá) de suco de caju,
3 colheres (sopa) de açúcar,
1 colher (chá) de amido de milho,
Para enfeitar
100g de castanha de caju picada.

Preparo
Separe os ovos e bata as claras em neve. Reserve. Bata as gemas com o adoçante, a margarina e a baunilha. Misture a farinha de arroz e a fécula de batata e alterne com o suco de caju aos poucos, retire e acrescente as claras em neve e o fermento. Coloque em uma forma média untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos. Retire, espere amornar e desenforme.
Enquanto prepara o bolo, faça a calda para pincelar. Misture os ingredientes e leve ao fogo para engrossar ligeiramente. Passe por toda a superfície do bolo e salpique a castanha de caju.

Diabéticos: substitua o açúcar por ½ xícara (chá) de adoçante em pó na massa e 2 colheres (sopa) na calda. Fica com 110 calorias a porção.