X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: BOLO DE NOZES

19 de dezembro de 2013

Bolo de nozes. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Hoje o meu presente de Natal é transformar o clássico Bolo de Nozes em uma receita sem glúten para você poder curtir com sua família esta receita tão amada.

 

Em primeiro lugar, vamos falar das nozes. Alguns estudos sugerem que o conteúdo nutricional das nozes, que inclui quantidades elevadas de vitamina E, magnésio, potássio e gorduras insaturadas pode ser o responsável pela prevenção de problemas cardíacos. Alguns tipos de nozes têm doses altas de ácido alfa-linolênico, uma classe de ácidos graxos que podem prevenir batimentos cardíacos anormais e tem demonstrado minimizar o risco de morte súbita cardíaca entre pessoas que já sofreram um ataque cardíaco. Além disso, são ricas em magnésio, mineral que reforça a ação antioxidante da vitamina E.

 

Este bolo normalmente é feito com farinha de rosca, que neste caso é proibido para quem não pode consumir o glúten. Mas hoje, já podemos encontrar até e farinha de rosca sem glúten nos mercados. Mas se tiver difícil, você pode comprar qualquer pão sem glúten, torrar e passar pelo liquidificador ou processador até ficar uma farofa. E em último caso, você pode substituir por farinha de arroz ou fécula de batata, mas ele não vai ficar com a aparência mais branquinha.

 

No recheio, um creme de leite condensado. Caso, você tenha intolerância a lactose, faça com leite condensado de soja.

 

Enfim, esta receita é mais trabalhosa mas vai valer a pena. Os fios de ovos, ficam para outra vez, mas hoje é fácil de encontrar pronto no supermercado. Use só um pouco para enfeitar. Só cuidado pois é rico em calorias. Mas uma vez só no ano, tudo bem!

Então vamos lá

Bolo de nozes. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BOLO DE NOZES
Rendimento: 16 porções 

 

Ingredientes
Massa
4 ovos,
1 xícara (chá) de açúcar,
1 xícara (chá) de nozes moídas,
1/2 xícara (chá de farinha de rosca sem glúten,
1 colher (sopa) de fermento em pó,
Recheio
1 lata de leite condensado,
1 /2 xícara (chá) de nozes moídas,
Cobertura
2 claras,
1 ½ xícara (chá) de açúcar,
1 colher (chá) de essência de baunilha.

 

Preparo
Massa-Bata as claras em neve, junte as gemas, bata mais um pouco e adicione o açúcar. Retire e misture delicadamente as nozes, a farinha de rosca sem glúten e o fermento em pó. Coloque em uma forma de bolo redonda (24cm de diâmetro) untada e polvilhada com a farinha de rosca. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos, ou até ficar firme. Retire e espere amornar.
Recheio – misture os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Reserve.
Cobertura- coloque os ingredientes em uma tigela e leve ao fogo em banho-maria, até aquecer bem. Passe para a batedeira e deixe até encorpar.
Montagem:
Retire o bolo da forma, corte ao meio e coloque uma das partes no prato de servir. Recheie e cubra com a outra parte. Cubra todo o bolo e se quiser, enfeite com fio de ovos.

 

Dica: se não encontrar a farinha de rosca sem glúten, compre pão sem glúten e leve ao forno até torrar. Bata no liquidificador ou processador até ficar uma farinha. Ou substitua por ½ xícara (chá) de fécula de batata.