X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: CUPCAKE

24 de julho de 2013

Hoje ele é mania nacional. Apesar de muita gente pensar que sua origem é americana, nasceu na Inglaterra, no século XIX.  Os cupcakes eram chamados de “Fairy Cakes” ou bolo das fadas. O nome vem do modo como eram medidos os ingredientes, em xícaras (cup). O tempo de cozimento também foi reduzido já que é assado em forminhas.  Naquela época, usavam barro ou cerâmica. Hoje, são usadas forminhas de papel, o que elimina a limpeza das formas.

De todo modo, os cupcakes  são  enfeitados com glacês, confeitos e criatividade. São parecidos com os muffins, mas normalmente a massa é mais leve.

Mas e quem não pode consumir o glúten? Para lembrar, ele está presente no trigo, centeio, cevada , aveia e malte. Então vamos substituir a farinha de trigo por uma mistura de farinhas sem glúten, já encontrada no mercado ou as farinhas que podem ser utilizadas como amido de milho, fécula de batata, farinha ou creme de arroz, farinha de quinua, etc.

Esta é a minha sugestão de massa sem glúten. Fiz uma opção simples, sem glacê, e você usa o seu preferido. Este é de pêssego e o açúcar da massa vem só da calda dele, deixando a receita mais light.

No final, deixo a opção para os diabéticos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Cup-cake.jpg

Foto: Lang

CUPCAKE DE PÊSSEGO
Rendimento: 20 unidades

Ingredientes
Massa
1 lata de pêssegos em calda, escorrido,
½ xícara (chá) de calda do pêssego,
1/2 xícara (chá) de óleo,
3 ovos,
1 xícara (chá) de creme ou farinha de arroz,
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 colher (sopa) de fermento em pó,
Cobertura
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro,

Preparo

Reserve 4 pêssegos para enfeitar os cupcakes. Em um liquidificador, bata o restante do pêssego, a calda, o óleo e os ovos até ficar um creme fofo. Coloque o creme de arroz e o fermento em uma tigela e misture bem até ficar homogêneo. Coloque em forminhas de papel n° 0 duplas, dentro de forminhas de empada ( para não deformar). Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.Depois de frio, polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Corte o pêssego em fatias e enfeite cada bolinho. Sirva na própria forminha de papel.

Diabéticos: substitua o pêssego em calda por sua versão diet. Para a cobertura, substitua o açúcar de confeiteiro por 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado misturado com 1 colher (sopa) de adoçante Xilitol ou Stevia em pó culinário.