X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: PAVÊ DE ABACAXI

21 de janeiro de 2014

Pave de abacaxi. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Quem não conhece o pavê, doce de origem francesa feito em camadas tendo como base o pão de ló ou biscoito tipo champanhe ou maisena? Seu nome provavelmente vem de pavimento porque é feito em camadas. Mas isto não importa muito. Nesta época do ano é uma boa pedida pois é servido gelado.

 

Mas como hoje é dia de receita sem glúten, vamos fazer a massa usando a farinha de arroz, que agora Graças a Deus, já tem no mercado e vai facilitar muito a vida de quem tem esta restrição.

Não sei se vocês repararam, mas quando a receita é doce, tenho feito com adoçante culinário pois muitos diabéticos pediram desta forma. Gosto muito de usar a sucralose, pois é o adoçante mais parecido com açúcar e o gostinho da receita fica muito bom. Aqueles que também querem restringir um pouco as calorias também vão gostar.

 

Mas se você é formiga e prefere com açúcar, deixo a opção depois da receita. Bem, anote e vá para a cozinha. O ideal é preparar de um dia para o outro para ficar mais saboroso.

Pave de abacaxi. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
PAVÊ DE ABACAXI
Rendimento: 12 porções 

 

Ingredientes

Massa
3 ovos,
1/2 xícara (chá) de açúcar ou adoçante Xilitol em pó, 
1 xícara (chá) de farinha de arroz,
½ xícara (chá) de suco de abacaxi,
2 colheres (chá) de fermento em pó,
Recheio
1 abacaxi grande,
1/2 xícara (chá) de açúcar ou adoçante Xilitol em pó
Cobertura
2 claras,
3 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante Xilitol em pó
1 xícara (chá) de creme de leite light,
1 colher (chá) de essência de baunilha,
Cerejas em calda dietéticas (opcional),
Raspas de limão.

 

Preparo
Massa
Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar ou adoçante até ficar uma mistura fofa. Alterne a farinha de arroz com o suco de abacaxi e por último acrescente o fermento em pó. Coloque em uma assadeira retangular média untada e polvilhada com farinha de arroz. Asse em forno médio (180ºC), por cerca de 20 minutos. Retire, espere amornar e corte em duas partes. Reserve.
Recheio
Descasque o abacaxi e rale no ralo grosso. Coloque em uma peneira para escorrer. Aproveite o suco para fazer o bolo. Coloque em uma panela com o açúcar ou o adoçante e leve ao fogo para cozinhar, por 10 minutos.
Cobertura
Para a cobertura, bata as claras em neve e junte o açúcar ou o adoçante. Retire e adicione o creme de leite e a essência de baunilha, delicadamente.
Montagem
Coloque em prato uma das partes do bolo. Coloque o recheio e coloque a outra parte do bolo sobre ele. Coloque a cobertura só na parte de cima. Se quiser, enfeite com cerejas em calda dietéticas ou aproveite que ainda é possível encontrar cereja fresca no mercado.