X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: PETIT GATEAU

18 de março de 2014

Petit gateau de goiabada. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O petit gateau, um bolinho cremoso está em todos os lugares e restaurantes. Não se sabe direito como esta receita surgiu. Parece que foi uma receita que deu errado. A versão francesa diz que o chef errou na quantidade de farinha. A americana, que o chef colocou o bolinho no forno quente demais e dourou rápido, deixando o centro cremoso. Mas isto não importa muito. O importante é que ele está aí para ser saboreado. O segredo é assar por cerca de 7 minutos para o centro ficar cremoso. Se passar, não fica legal.

Hoje a minha versão vai para vocês que não podem consumir o glúten. Fiz a receita com a farinha de arroz, que está cada vez mais fácil de achar. E como existem outras opções e não só o de chocolate, acho que vocês vão gostar desta com goiabada. E a calda de chocolate vai ser substituída por requeijão e baunilha.
Quem quiser a versão dietética, sem açúcar, está no fim da receita.

Petit gateau de goiabada. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

PETIT GATEAU ROMEU E JULIETA
Rendimento: 6 porções

Ingredientes
250 g de goiabada cremosa,
4 colheres (sopa) de manteiga,
3 ovos,
4 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante Xilitol em pó
4 colheres (sopa) de farinha de arroz,
Calda
3 colheres (sopa) de requeijão light,
1 colher (chá) de essência de baunilha.

Preparo
Derreta a goiabada e a manteiga em fogo baixo, até amolecer. Misture os ovos ligeiramente batidos, o açúcar ou adoçante e a farinha de arroz. Unte forminhas de petit gateau com manteiga e polvilhe farinha de arroz. Preencha as forminhas com a massa e asse os bolinhos em forno médio alto (200º C), pré-aquecido, por 7 minutos. Retire do forno, espere 5 minutos e desenforme. Misture o requeijão e a baunilha e regue os bolinhos na hora de servir. Sirva ainda quente.

Diabéticos: substitua a goiabada cremosa pela dietética.