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Receitas, Dicas e Comportamento

SAL DE ERVAS

26 de abril de 2013

Sal de Ervas - Receita: Cinthya Maggi - Imagem: Nicole Franzen

Hoje, 26 de abril, é o dia nacional de combate à hipertensão! Normalmente, extrapolamos a quantidade de sal/dia que deveríamos consumir. Em termos práticos, 1 colher (chá) de sal de cozinha.

O ideal é incluir mais frutas e hortaliças na alimentação, pois são pobres em sódio e ricos em potássio, o que ajuda a controlar a hipertensão. Assim, salpicar uma salada com com nozes e amêndoas é melhor do que consumir cubinhos de pão envoltos em azeite e fritos.

Os laticínios light são ricos em cálcio, que também estão envolvidos na regulação da pressão arterial assim como as leguminosas, ricas em magnésio, outro mineral importante neste controle.

Algumas indústrias alimentícias já começam a se preocupar com este problema, mas percebemos que as mudanças ainda são pequenas .

Resolvi dar uma olhadinha  no supermercado, em alimentos queridinhos do povo, para ver como anda esta estória, e se tem alguma diferença em relação a um alimento light.

Salsicha – Tem em média 146 calorias e 575 mg de sódio. A de frango, mais light, tem boa redução nas calorias, ficando com 91 calorias mas o sódio permanece quase igual: de 575 passa a 520 mg.

Pizza – a porção de pizza de calabresa tradicional tem em média 160 calorias com 591 mg de sódio. Na versão light, as calorias diminuem para 124 mas o sódio é até maior: 616 mg.

Lasanha – uma porção de Lasanha de Frango com Vegetais tem em média 441 calorias e 1521mg de sódio. Uma versão mais light, de Frango com Cenoura e Ricota, reduz para 290 calorias de gorduras, mas o sódio continua alto, com 1.519 mg.

Caldos (temperos) – mesmo na versão  0% de gorduras,  o sódio continua praticamente o mesmo. Mas agora já existe o 0% sem sódio, que é uma boa pois dá sabor sem comprometer a sua dieta.

Ou seja, cuidado minha gente! Pelo menos tire o saleiro da mesa e inclua ervas e especiarias no seu dia a dia!

Receitinha para diminuir o sal.

Sal de Ervas - Receita: Cinthya Maggi - Imagem: Nicole Franzen

Sal de ervas

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de alecrim seco,
– 1 colher (sopa) de manjericão seco,
– 1 colher (sopa) de manjerona seco,
– 1 colher (sopa) de orégano seco,
– 1 colher (sopa) de cheiro verde seco,
– 1 colher (sopa) de sal marinho,
– 1 colher (sopa) de cebola desidratada,
– 1 colher (sopa) de alho desidratado,
– 1 colher (chá) de raspas de casca de limão ou laranja.

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em pote bem fechado.