X

Receitas, Dicas e Comportamento

SANDUÍCHE X JANTAR

19 de fevereiro de 2015

Agora é pra valer. O carnaval acabou e precisamos voltar ao ritmo normal. E principalmente em relação à alimentação. Precisamos deixar os excessos para trás e incluir alimentos que fazem bem para a saúde, principalmente os alimentos integrais, as frutas e as hortaliças e lógico, menos gorduras e açúcares.

Mas, nesta época do ano acostumamos muito com a praticidade dos sanduíches e fica a dúvida. Será que podemos substituir uma refeição por um sanduíche? A reposta é sim, mas com alguns cuidados.

Então vamos lá.

Na escolha dos pães dê preferência aos pães integrais e aos pães como o pão tipo pitta, que apesar de ter praticamente as mesmas calorias de 1 pão francês em cada 100g, é mais leve e fininho, dando uma sensação que você está comendo mais.

Na escolha do recheio, abuse de hortaliças. Todas as folhas verdes, cenoura, beterraba, tomate, rabanete, salsão aumentam no máximo 10 calorias do valor total do seu sanduíche. Maçã, pera e abacaxi também ajudam a deixar o seu sanduíche diferente. As frutas secas como uvas-passas, damascos e ameixas também dão um toque diferente.

Os frios a base de aves, sobras de frango cozido ou de carne magra desfiada, atum e sardinha podem complementar a parte de proteínas.

E ainda dá para salpicar com 1 colher (sopa) de castanha de caju, do Pará ou nozes.

Incremente no visual. Este sanduíche tem o formato diferente e a salsinha para amarrar dá um toque especial. Para ficar fácil, passe a salsinha cortada em tira fina em água fervente para amolecer e não quebrar na hora de amarrar.

Acompanhe com um suco detox feito com 1 fatia de abacaxi, 1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 folha de couve e 1 pedacinho de gengibre. Gelo a vontade!

Se você acha que ainda vai ficar com fome, faça um caldinho leve de legumes e adicione 1 colher (sopa) de missô (pasta de soja), que além de super nutritiva, ainda dá um gostinho especial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Arabe-enrolado.jpg

Foto: Lang

ÁRABE ENROLADO
Rendimento: 2 porções 

 

Ingredientes
1 pão tipo pitta
1 xícara (chá) de alface americana picada
100 g de peito de peru defumado cortado em tirinhas
4 colheres (sopa) de salsão picado
2 colheres (sopa) de uvas-passas
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (café) de curry em pó
2 colheres (sopa) de castanha-de-caju picadas

 

Preparo

Abra o pão ao meio formando 2 partes. Forre cada uma das partes com o alface. Misture o restante dos ingredientes, menos as castanhas e recheie os pães. Enrole em forma de cone, de maneira que a base fique mais fina que a parte superior. Salpique a castanha sobre o recheio e sirva. Se quiser, amarre com uma tira de cebolinha verde.