X

Receitas, Dicas e Comportamento

SOPA DE PALMITO PODE SER LIGHT!

26 de maio de 2015

No frio dá uma vontade de comer uma sopinha! Mas cuidado pois muitas vezes uma sopa inocente pode derrubar sua balança.

E a sopa creme de palmito como fica? Se você fizer em casa, você consegue controlar melhor a quantidade de calorias e gorduras da receita. Em restaurantes, normalmente este tipo de sopa é enriquecida com creme de leite e queijo parmesão. Uma porção tem em média 150 calorias, mas por causa do creme e do queijo chegam à 12g de gorduras, ou seja 50% das calorias representado por elas.

Portanto, hoje vamos deixar esta delícia mais light!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Sopa-de-palmito-com-alho-poro-1024x681.jpg

Foto: Lang

 

SOPA DE PALMITOS E ALHO-PORÓ
Rendimento: 4 porções 

 

Ingredientes
1,5 litros de caldo de frango (ver receita acima)
1 xícara (chá) de leite
1 colher  (sopa) de maizena
1 vidro de palmitos (pupunha) em conserva
3 colheres (sopa) de purê de tomates
a parte branca de 1 alho poró
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsa picada para polvilhar

 

Preparo
Bata o caldo de frango com o leite, a maizena, a  metade do palmito e o purê de tomates no liquidificador. Coloque em uma panela com o restante do palmito picado. Deixe encorpar. Corte o alho-poró em fatias finas e refogue em uma panela com o azeite. Na
hora de servir a sopa, enfeite com o alho poró e enfeite com a salsa.

Para incrementar: Na hora de servir, adicione 1 fio de Molho Cremoso a base de Vinagre Balsâmico. Fica delicioso e diferente. Experimente o da Castelo.

É legal fazer o caldo em casa e congelar em porções para quando precisar.

 

Dicas:
–  Se utilizar carcaças, lave bem e retire toda a gordura aparente.
–  Comece com água fria. As impurezas dos ossos vão sair com facilidade na água fria e depois é mais fácil retirá-las com uma escumadeira. Se começar com água quente, o caldo vai ficar muito turvo e as impurezas ficarão grudadas no osso ou na carcaça.
–  Utilize panela alta para diminuir a evaporação e fogo baixo para preservar melhor o sabor e a textura dos ingredientes.
–  De preferência, não salgue o caldo, pois ele vai ser utilizado em outras preparações e pode ficar muito salgado no final.

 

Caldo Básico de Frango
Rendimento: 2 litros

 

Ingredientes
1 peito de frango com osso, sem pele (300g)
2 cravos-da-índia
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
2 talos de salsão
1 maço de cheiro verde
1 colher (chá) de sal
5 litros de água

 

Preparo
Aqueça uma panela e coloque as carcaças deixando grelhar até dourar. Espete os cravos-da-índia na cebola e coloque na panela do frango com o restante dos ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de uma hora, em fogo baixo, escumando de vez em quando. Espere amornar, coe em uma peneira e empregue.

 

Dica para congelar – Divida o caldo nas porções desejadas, colocando-o em embalagens próprias para congelamento. Feche bem, etiquete e congele por até três meses. Para descongelar, retire do freezer e coloque na geladeira por cerca de seis horas ou coloque direto em uma panela, e aqueça em fogo baixo até que fique líquido novamente. Gosto também de congelar em cubinhos de gelo, pois quantidades pequenas podem ser utilizadas em recheios, ensopados, etc.