X

Receitas, Dicas e Comportamento

SOPAS: INVERNO SAUDÁVEL

2 de junho de 2016

Sopa de Cebola Gratinada - receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Além de saborosa e de sabores incontáveis, a sopa é muito nutritiva pois pode conter todos os ingredientes necessários para uma boa refeição.

Além disso, é estimulante do apetite, tem função hidratante e prepara o organismo para a digestão de todos os alimentos que compõem a refeição. Pode conter carnes e aves, legumes e frutas e também incentivar o uso de ervas, temperos e condimentos. Podem conter também leguminosas como feijões, lentilhas, cereais como arroz, aveia e tubérculos como batata, mandioquinha e mandioca que ajudam a dar corpo, sem adicionar muita gordura, principalmente.

Para quem está de olho na balança, é interessante incluir alimentos termogênicos na sopa, que são aqueles que podem ajudar a acelerar o metabolismo. Ao comer esse tipo de alimento, o organismo gasta mais energia e, consequentemente, queima a gordura armazenada. Você pode incluir alguns alimentos como a cebola, o repolho, o alho, o gengibre e o salsão para atingir este objetivo.

Nesta época do ano, alimentos ricos em nutrientes e também aqueles com propriedades funcionais são bem vindos, pois  também ajudam a manter o sistema imunológico em ordem, evitando gripes e resfriados.

Então que tal aprender a fazer a famosa sopa de cebola gratinada, de um jeito mais light. Anote !

Sopa de Cebola Gratinada - receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

SOPA DE CEBOLA GRATINADA
4 porções com 230 calorias cada

Ingredientes

Caldo de Legumes
1 cebola grande
3 cravos da Índia
1 cenoura média em pedaços
2 talos de salsão
2 dentes de alho amassados
1colher (chá) de gengibre fresco
1 maço pequeno de cheiro verde
1 folha de louro
1 tomate picado
1 litro e meio de água
Sopa
2 colheres (chá) de azeite
3 cebolas médias fatiadas
4 fatias grossas de pão francês
100g de mussarela light ralada
4 colheres (sopa) de queijo cottage
salsa picada a gosto

Preparo
Espete os cravos na cebola e coloque em uma panela com a cenoura, o salsão, o alho, gengibre, o cheiro verde, o louro, o tomate e a água. Deixe a panela semi-tampada, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos. Passe por uma peneira e reserve.
Refogue a cebola no azeite por cerca de 10 minutos até que amaciem. Junte o caldo reservado e deixe cozinhar por mais 20 minutos, em fogo baixo até encorpar. Distribua em 4 cumbucas refratárias. Misture a mussarela com o queijo cottage e distribua sobre cada rodela de pão e acomode as fatias no meio da cumbuca, sobre a sopa. Leve ao forno alto (200ºC), pré-aquecido, para gratinar por cerca de 10 minutos. Salpique a salsa picada e sirva logo.