X

Receitas, Dicas e Comportamento

TROCAS INTELIGENTES: SOPA DE CEBOLA

5 de julho de 2013

Sopa de cebola - Receita: Cinthya Maggi - Créditos da imagem: Lang

Os dias mais frios estão chegando e a tendência a comer alimentos mais calóricos também. No inverno, abuse das sopas mas evite a combinação excessiva de queijos e cremes.

Será que é possível fazer uma sopa de cebola gratinada com menos calorias e gorduras? Vamos tentar?

 

Na receita original, a cebola é refogada em azeite e depois cozida em caldo de legumes, aves ou carnes, até ficar um caldo encorpado. O detalhe fica por conta de 1 fatia grossa de pão coberto com queijo prato ou suíço e queijo parmesão e gratinada no forno. São 350 kcal com 19g de gorduras por porção.

Vamos começar a transformação. Refogue as cebolas em no máximo 1 colher (sopa) de azeite. Se não tiver tempo, pode usar o caldo pronto, em tabletes ou com gordura e sódio reduzidos, que você já encontra no mercado. Outro segredinho. Depois de pronto, bata uma parte da cebola com o caldo, pois vai encorpar, sem aumentar as calorias.

 

Agora, o mais complicado. Reduzir as calorias do pão e queijo para gratinar. Primeiro, troque o queijo suíço por queijo cottage, mas mantenha o queijo parmesão. Prometo que vai ficar uma delícia! Desse jeito fica com 220 calorias com 7g de gorduras.

 

Mas como eu sei que você quer a receita, lá vai:

Sopa de cebola - Receita: Cinthya Maggi - Créditos da imagem: Lang

SOPA DE CEBOLA GRATINADA
Rendimento: 4 porções 

 

Ingredientes
3 cebolas médias, em rodelas finas,
1 colher (sopa) de azeite,
1 tablete de caldo de legumes com gorduras reduzidas,
1,5 litros de água,
Raminhos de tomilho (se gostar),
4 fatias de pão italiano finas,
4 colheres (sopa) de queijo cottage,
4 colheres (sopa) de queijo parmesão light.

 

Preparo
Refogue a cebola no azeite e junte o caldo de legumes dissolvido na água fervente e o tomilho. Tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Espere amornar. Coloque metade da cebola com um pouco do caldo no liquidificador e volte à panela com as cebolas e o caldo que lá ficaram. Coloque em 4 cumbucas. Misture o cottage com o parmesão e distribua sobre as 4 fatias de pão. Acomode em cima do caldo e leve ao forno quente (250°C) para gratinar por cerca de 15 minutos. Saboreie!