X

Receitas, Dicas e Comportamento

VERÃO LIGHT: MACARRÃO DE PUPUNHA

30 de janeiro de 2014

Macarrão de pupunha. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Apesar de muita gente achar difícil controlar a alimentação durante o verão, é uma época propícia para comer menos pois o calor é muito grande e normalmente as pessoas estão mais relaxadas.

A primeira regra é evitar alimentos muito quentes e gordurosos, mas é preciso se alimentar bem e de preferência várias vezes ao dia, para evitar grandes quantidades de uma vez só. O contrário também acontece. Muita gente pula o café da manhã e vai comer só na hora do almoço. Está errado, pois depois de dormir cerca de 8 horas, o seu corpo precisa repor os nutrientes que foram sendo gastos durante a noite. Assim, inclua frutas, pães, principalmente os integrais, sucos e reduza a quantidade de gorduras saturadas encontradas em manteigas, queijos amarelos, etc.

 

No almoço, capriche nas saladas completas. Ou seja, com 1 prato só, você tem uma refeição completa. Por ex: tirinhas de filé mignon fritas em frigideira antiaderente, temperado com molho de soja e gengibre e servido com folhas e legumes. Falta alguma coisa? Sim. A quantidade de carboidratos é pequena. Você pode completar com 1 espiga de milho cozida ou 3 colheres de sopa de arroz integral. Saladas de leguminosas secas também são ótimas para esta época. Faça de soja, de lentilha, de feijão branco.

Mas, pensando nas pessoas que realmente estão restringindo mais as comidinhas, que tal um macarrão de pupunha? Ele é uma palmeira que assim como os outros palmitos tem ótima aceitação, com baixo nível de gorduras, rico em vitamina C, fibras e com poucas calorias, cerca de 28 por cada 100g. E tem a vantagem de não ser uma cultura extrativista como os do tipo Jussara.

Esta receita é ótima para um jantar light. Você ainda pode acompanhar com 2 torradas integrais e salada verde.

 

Ele pode ser servido quente ou frio, mas gosto de preparar e servir uns 10 minutos depois. Experimente!

Macarrão de pupunha. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

MACARRÃO DE PUPUNHA
Rendimento: 1 porção 

 

Ingredientes
2 dentes de alho amassados,
1 colher (sopa) de azeite de oliva,
2 xícaras (chá) de palmito pupunha fresco desfiado,
2 tomates em tirinhas, sem pele e sem sementes,
1 colher (café) de sal,
2 colheres (sopa) de ricota defumada esfarelada,
Manjericão fresco a gosto.

 

Preparo
Refogue o alho no azeite e junte o palmito. Deixe refogar 5 minutos e junte os tomates e o sal. Deixe mais 5 minutos, adicione a ricota defumada esfarelada e a cebolinha, mexa rapidamente e sirva.