X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: MUFFIN DE TANGERINA

25 de novembro de 2015

Muffin de tangerina. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Hoje é dia de receita mággica sem glúten. Cada vez mais, conseguimos preparar receitas deliciosas sem ele. Os muffins vem lá da Inglaterra e permitem muitas variações.

Hoje usei a tangerina polkan mas pode ser qualquer uma que você preferir. Ela é rica em fibras, vitamina C e potássio. A vitamina C ajuda a deixar o sistema imunológico mais forte além de prevenir o envelhecimento. O potássio famoso por evitar cãibras e popular entre os amantes da atividade física também faz bem para o coração.

Você já estão cansados de saber os alimentos que não podem ser consumidos por aqueles que não podem consumir o glúten mas é sempre bom lembrar. Trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Em compensação, milho, mandioca, arroz, batata e seus derivados podem com certeza.

O nosso bolinho tem a mistura de farinha de arroz e fécula de batata. Acho esta dupla perfeita para substituir a farinha de trigo. Dá uma textura macia e não fica tão arenosa. Eu uso menos açúcar nas minhas receitas. Se você for formiga, aumente para 1 xícara e meia.

Se você for diabético(a), não se preocupe. Tem a versão com adoçante no final.

Então agora é ir pra cozinha e se divertir. Esta receita pode ser congelada perfeitamente. É só deixar esfriar e colocar em uma caixa plástica, fechar bem, etiquetar e levar ao freezer. Pode ficar lá por 3 meses. Para descongelar, coloque na geladeira ou se quiser deixar em temperatura ambiente, deixe tampado para não molhar.

Vamos lá?

Muffin de tangerina. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

MUFFINS DE TANGERINA
Rendimento: 12 unidades com 250 calorias cada

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de gomos de tangerina ponkan, sem sementes
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para pincelar
1/2 xícara (chá) de geléia de laranja ou de damasco

Preparo:
Bata os ovos, o açúcar e o óleo no liquidificador até ficar uma mistura cremosa. Acrescente os gomos de tangerina, e bata ligeiramente, apenas para misturar. Coloque a massa em uma tigela. Acrescente a farinha de arroz, a fécula de batat e o fermento em pó e misture bem. Coloque em 12 forminhas de bolinhos untadas com margarina e polvilhadas com farinha de trigo. Asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Espere amornar e desenforme. Pincele a geleia por toda a superfície dos bolinhos e sirva.

Diabéticos: substitua o açúcar da massa por ½ xícara (chá) de adoçante em pó culinário e a geleia por sua versão dietética. Fica com 175 calorias.