X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: CUSCUZ DE QUINUA

28 de janeiro de 2014

Cuscuz de quinua. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Com origem na África, o cuscuz chegou a Portugal e provavelmente por aqui com a vinda da família real. Inicialmente feito com sêmola de trigo,  foi incorporando outros ingredientes locais, principalmente a farinha de milho. É um prato onde os ingredientes podem ser incorporados ao gosto de cada um, e se adicionado de hortaliças, é um prato light pois o rendimento é muito bom.

O cuscuz clássico tem até panela própria, o cuscuzeiro onde se coloca a massa e ela é cozida em banho-maria. Mas hoje, normalmente é feita direto na panela.

Como hoje é receita mággica sem glúten, volto outra vez a falar da quinua, esta semente maravilhosa que pode ser consumida por vocês e que possui atributos nutricionais importantes como já vimos antes, como a quantidade de proteínas, fibras, etc.

Nesta receita, adicionei cubinhos de frango cozidos mas se preferir, faça a versão vegetariana, sem ele

Se você não tiver caldo de legumes pronto em casa, use o de caixinha mas prefira os 0% sem sódio e gorduras. Compare os rótulos! Mas se você gosta de fazer o seu caldo em casa, deixo a receita para vocês. Acho legal preparar e congelar em pequenas porções, para quando você precisar. Coloque em embalagem plástica própria para congelamento e descongele direto na panela se quiser.

 

E agora, a receita.

Cuscuz de quinua. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
CUSCUZ DE QUINUA
Rendimento: 6 porções 

 

Ingredientes
1 colher de sopa de azeite,
1 cebola picada,
1 lata de tomate pelado picado,
1 xícara (chá) de quinua,
1 cenoura picada,
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
½ xícara (chá) de milho verde em lata,
½ xícara (chá) de ervilha em lata,
1 xícara (chá) de peito de frango cozido e cortado em cubos
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas,
salsa picada a gosto.

 

Preparo
Refogue a cebola no azeite e junte o tomate, a quinua e a cenoura. Regue com o caldo de legumes, abaixe o fogo e deixe cozinhar até começar a secar. Adicione o milho verde, a ervilha, o frango, a azeitona e a salsa. Deixe até que seque o líquido. Retire e coloque em uma forma de pudim untada, apertando bem. Espere dez minutos e desenforme. Sirva quente ou frio.

 

Dica: se quiser fazer o caldo em casa, anote a receita:

Espete 2 cravos-da-índia em 1 cebola grande e coloque em uma panela com 2 dentes de alho, 2 cenouras em pedaços, 4 talos de salsão, 1 maço de cheiro verde e 1 colher (chá) de sal. Adicione 3 litros de água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de uma hora, em fogo baixo. Coe em uma peneira e empregue.