X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: HAMBURGER ABERTO DE QUINUA

20 de maio de 2014

Hamburguer aberto de quinua. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Hoje tem receita sem glúten. Aproveito para esclarecer que a Doença Celíaca é a intolerância permanente ao glúten, ou seja, não pode consumir mesmo! Apesar de normalmente se manifestar na infância, até os 3 anos, pode surgir até na idade adulta.

Como na lista de proibidos estão a farinha de trigo, a aveia, o centeio e a cevada, incluindo o malte (cuidado com cerveja!), muita gente acaba desenvolvendo a obesidade por aumentar o consumo de gorduras e proteínas, principalmente as carnes. Mas como a cada dia surgem novos alimentos ricos em carboidratos, mas sem o glúten, sendo possível fazer uma alimentação praticamente igual a de todos, mas o que precisa é incluir mais frutas e vegetais, ricos em nutrientes e fibras.

Todo mundo gosta de sanduíches, principalmente de hambúrguer com aquele pão fofinho. Uma boa notícia é que já se encontra este pão sem glúten. Mas é preciso prestar bem atenção no rótulo. Veja se não contém mesmo.

Para diminuir calorias, vamos fazer um sanduíche aberto, só com uma metade do pão. Vou usar a quinua no lugar da carne, pois vocês já sabem que sou fã desta semente que não contém glúten. Para incrementar, uma cobertura a base de cogumelos. Se você for vegetariano(a), vai adorar! Também inclui a semente de linhaça, rica em omega 3 e 6, para melhorar a qualidade das gorduras.

Hamburguer aberto de quinua. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

HAMBURGUER ABERTO DE QUINUA
Rendimento: 4 unidades com 180 calorias cada

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de sementes de quinua
1 ½ xícaras (chá) de caldo de legumes
250g de mandioquinha cozida e amassada
4 colheres (sopa) de semente de linhaça moída
1 colher (chá) de azeite de oliva
2 pães de hambúrguer sem glúten
2 xícaras (chá) de alface americana picada
Molho
1 cebola em rodelas bem finas
1 colher (chá) de azeite
½ xícara (chá) de cogumelos frescos em tirinhas
1 tomate, sem pele e sem sementes em tirinhas
orégano fresco a gosto

Preparo
Coloque a quinua em uma panela, regue com o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até amaciar e o líquido secar. Retire, espere esfriar e misture com o restante dos ingredientes, com exceção do azeite. Faça quatro hamburgers altos. Coloque em uma assadeira antiaderente, pincele o azeite e leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 30 minutos. Abra os pães ao meio, formando 4 partes. Forre com alface picada. Coloque os hambúrgers sobre ela e sirva com o molho.
Para o molho refogue a cebola no azeite até murchar e junte o restante dos ingredientes. Deixe mais 5 minutos e sirva sobre o hambúrger.

DICA:

A Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA) tem um site muito legal que pode ajudar todos que não podem consumir o glúten. É o www.acelbra.org.br. Estou passando uma dica que vi lá para quem tem este problema.

“A Unifesp (Hospital São Paulo) oferece gratuitamente uma avaliação nutricional para os celíacos que se lá se tratam. Não esqueça de marcar antecipadamente os horários.
Informamos aos familiares de primeiro grau (pai, mãe, irmãos e filhos) de Celíacos, cujo diagnóstico foi confirmado com a BIOPSIA DO INTESTINO DELGADO, que agora podem contar com serviço de Sorologia para Doença Celíaca e Avaliação Nutricional gratuitas.
Telefonar para (0xx11) 5579-5834, com Rosana, para agendamento de exames.
Local : Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – Rua Pedro de Toledo, 441 – Vila Clementino – São Paulo – SP”