X

Receitas, Dicas e Comportamento

COZINHA MÁGGICA SEM GLÚTEN: PUDIM DE ARROZ

26 de agosto de 2014

Pudim de arroz com coco. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Alimento básico que alimenta pelo menos metade do planeta, o arroz é rico em carboidratos e pobre em gorduras e sódio. Combina com praticamente todos os alimentos e por não conter glúten, é um ótimo substituto nas receitas com farinha de trigo.

Lógico que falo muito no arroz integral por ser mais rico nutricionalmente, principalmente por causa das fibras. E também nos tipos especiais como o arborio, para fazer risotos, o basmati, muito usado na cozinha indiana e o jasmine, da tailandesa.

Mas muita gente tem dúvidas do que é o arroz parbolizado e se ele é mais nutritivo que o branco. A resposta é sim! É um arroz que tem um tratamento que permite que o grão polido conserve seu conteúdo vitamínico natural. O processo é assim: o arroz é macerado em água quente, sofrendo depois um processo de vaporização, que dissolve as vitaminas da película, incorporando à massa do grão. Então ele é polido normalmente. Para os marinheiros de primeira viagem na cozinha, ele é mais fácil de preparar pois não fica “unidos venceremos”. Mas, sinceramente eu não gosto muito do sabor dele. Enfim, decidam!

Mas hoje a nossa receita é com o arroz branquinho, sem glúten e este pudim fica muito legal com esta geleia de jabuticaba. E é muito fácil de fazer!  Deixo a versão com açúcar para as crianças, mas depois você confere a versão para diabéticos ou para quem quer reduzir as calorias.

Pudim de arroz com coco. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

PUDIM DE ARROZ COM COCO
Rendimento: 12 porções com 180 calorias

Ingredientes
1 ½ xícaras (chá) de leite semidesnatado
1 xícara (chá) de açúcar
100g de coco ralado seco
2 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz cozido sem tempero
Para enfeitar
1 pote de geléia de jabuticaba

Preparo

Pudim
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma forma de pudim, untada com margarina cremosa sem sal. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, em banho-maria por cerca de 40 minutos. Deixe amornar e desenforme. Regue com a geleia diluída em 1/4 xícara (chá) de água e aquecida.

Diabéticos: Substitua o açúcar do pudim por ½ xícara (chá) de adoçante culinário e a geleia por sua versão diet. Se não encontrar este sabor substitua por geleia de mirtilo, amora ou uva. Neste caso fica com 100 calorias.